• Procuradorias
  • PRT Manaus
  • MPT promove audiências com empresas de vários setores para verificar cota de aprendizagem

MPT promove audiências com empresas de vários setores para verificar cota de aprendizagem

Dando prosseguimento as ações do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, ao longo dessa semana (16 a 20 de maio), o Ministério Público do Trabalho da 11ª Região e a Superintendência Regional do Trabalho e Previdência Social no Amazonas, promoverão audiências com a participação de empresas de diversos segmentos econômicos, como: comércio, indústria, transporte, vigilância armada, conservação e limpeza. Na manhã desta segunda-feira, 16, no auditório do MPT, o primeiro segmento a participar foi o do comércio. Na ocasião foram verificados o cumprimento da cota de aprendizes por parte das empresas do setor.

Segundo a procuradora do Trabalho, Alzira Melo Costa, o objetivo das audiências é, num primeiro momento, saber quais as dificuldades das empresas para o cumprimento da cota. “Sabemos que cada ramo de atividade tem suas especificidades, então é importante conhecer quais são elas para que o MPT possa intervir em prol do cumprimento da cota de aprendiz”, explicou Alzira, que também é coordenadora no Amazonas da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil do Ministério Público do Trabalho.

Ainda de acordo com a procuradora do Trabalho, o programa jovem aprendiz é importante não só pela formação profissional, mas também pela função social. “As audiências são uma forma de ampliar o debate sobre o assunto e viabilizar o cumprimento da cota de aprendizes, com a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social no mercado de trabalho, porque além de funcionar como mecanismo de profissionalização, a aprendizagem acaba também ajudando no combate a erradicação do trabalho infantil”, ressaltou.

Sobre a Lei de aprendizagem

A Lei da Aprendizagem (10.097/2000) determina que as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% dos trabalhadores existentes, cujas funções demandam formação profissional. Apesar da obrigatoriedade para empresas maiores, toda organização pode ter aprendizes, desde que o faça com rigorosa observação à lei. De acordo com a legislação, a contratação tem um prazo determinado de, no máximo, dois anos. Para participar, os adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos incompletos precisam ter concluído ou estar cursando o ensino fundamental ou médio.

Imprimir