Ministério Público do Trabalho lança o Prêmio MPT de Jornalismo 2017 em 8 categorias

As inscrições para o maior e mais importante concurso dedicado à valorização de reportagens que destacam a investigação e a denúncia de irregularidades trabalhistas, já estão abertas. Os profissionais de imprensa de todo o país podem se inscrever até o dia 5 de maio e concorrer a R$ 400 mil em prêmios.

São oito os temas selecionados pelo Ministério Público do Trabalho que podem ser abordados nas reportagens e fotografias concorrentes ao Prêmio MPT de Jornalismo. São eles: trabalho escravo contemporâneo, trabalho infantil, meio ambiente do trabalho, fraude nas relações de trabalho, promoção da liberdade sindical, discriminação de gênero, cor e pessoas com deficiência, trabalho portuário e aquaviário e irregularidades trabalhistas na administração pública.

Os candidatos podem concorrer nas seguintes categorias:

Jornal impresso – concedido à melhor reportagem publicada em língua portuguesa em jornal impresso instalado no Brasil, de periodicidade diária ou semanal.

Revista impressa – concedido à melhor reportagem publicada em língua portuguesa em revista instalada no Brasil, de periodicidade não superior a semestral.

Radiojornalismo – para a melhor reportagem veiculada em língua portuguesa em emissoras de rádio instaladas no Brasil.

Telejornalismo – para a melhor reportagem exibida em língua portuguesa em emissoras de televisão instaladas no Brasil.

Webjornalismo – para a melhor reportagem veiculada em língua portuguesa em portais ou sites de notícias, desde que estruturada por meio das características do webjornalismo, a saber: multimidialidade/convergência (áudio, vídeo, texto e imagem), interatividade e customização de conteúdo.

Fotojornalismo – para a melhor fotografia publicada em qualquer veículo instalado no Brasil, dentre as categorias concorrentes.

Universitário – concedido à melhor reportagem jornalística relacionada às informações referentes aos temas indicados no item 2, publicada por estudantes de graduação em jornalismo em veículo universitário. O estudante deve estar matriculado no sexto semestre ou no terceiro ano do curso de jornalismo. Poderão ser inscritos nesta categoria trabalhos jornalísticos universitários de todas as mídias – jornal impresso, revista impressa, fotojornalismo, telejornalismo, radiojornalismo e webjornalismo – que concorrerão entre si.

Repórter Cinematográfico – para o melhor repórter cinematográfico, cujo trabalho compuser reportagem de TV ou webjornalismo. Para concorrer nesta categoria, o repórter cinematográfico deverá inscrever seu trabalho, independentemente de a reportagem estar ou não inscrita na categoria telejornalismo.

Prêmios Especias Fraudes Trabalhistas e MPT de Jornalismo

Além das oito categorias, há o Prêmio Especial Fraudes Trabalhistas, concedido à melhor reportagem sobre pautas referentes ao tema e o Prêmio Especial MPT de Jornalismo, concedido à melhor resportagem dentre as matérias vencedoras nas categorias nacionais.

Saiba mais na página oficial do concurso.

Imprimir