• Procuradorias
  • PRT Manaus
  • Evento de abertura da correição-geral no Estado do Amazonas destaca missão do Ministério Público

Evento de abertura da correição-geral no Estado do Amazonas destaca missão do Ministério Público

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (4/12), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Amazonas, a cerimônia de abertura da correição-geral no Estado do Amazonas, promovida pela Corregedoria Nacional do Ministério Público, sob a coordenação do novo corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel Moreira, que destacou, em seu discurso, ser o Ministério Público uma das poucas instituições que tem o privilégio de saber exatamente para que foi criada.

“Na Constituição Federal, consta que somos instituição permanente e essencial à defesa da ordem jurídica, regime democrático e dos interesses sócias individuais. O que o CNMP veio fazer no Estado do Amazonas é ver se o nosso registro de nascimento, se o nosso estatuto de formação está sendo cumprido adequadamente. Se estamos cuidando dos direitos sócias, cuidando do regime democrático, da parte institucional, judiciária e do funcionamento perante os poderes Judiciários”. Destacou o corregedor.

Outro ponto enfatizado por Orlando Moreira foi o atendimento à população. Para ele, uma das coisas fundamentais para o Ministério Público é o sorriso e carinho. “ Nós temos mais do que a obrigação, temos o dever institucional de receber a todos em nossos gabinetes, receber com respeito. O povo do Amazonas não precisa de super promotores que andam de cabeça baixa, mas os que dão atenção e bom atendimento. O bom promotor de Justiça é aquele que humildemente presta contas à sociedade, que atende às pessoas bem e que tem consideração por elas. É por essas pessoas que nós existimos. Nós do Ministério Público somos membros e promotores 24 horas por dia. Na Defensoria é a mesma coisa, no Poder Judiciário também. A Corregedoria Nacional não tem compromisso com omissão, mas sim com os bons que respeitam a população”, evidenciou.

Presenças

Além da equipe formada por conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), também fizeram parte da mesa de abertura o procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho, Jorsinei Dourado do Nascimento, o Procurador-Geral de Justiça do Estado do Amazonas, Carlos Fábio Braga Monteiro, o Controlador-Geral do Estado, representando o Governador do Estado Amazonino Armando Mendes, Arthur Cezar Zahluth Lins, o Procurador-Chefe da Procuradoria da República no Amazonas, Edmilson da Costa Barreiros Júnior, o Procurador-Chefe da Procuradoria de Justiça Militar no Estado do Amazonas, José Luiz Pereira Gomes, o Defensor Público Geral do Estado do Amazonas, Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa, além de várias outras autoridades.

Coral do Amazonas

Antes da solenidade de abertura, o Coral do Amazonas fez uma apresentação aos presentes, cantando músicas do repertório Amazônico, incluindo toadas dos bois garantido e caprichoso.

Correição

A correição-geral segue até quarta-feira (6/12) com a equipe da Corregedoria Nacional fazendo atendimento direto ao público. Sugestões, reclamações, elogios e denúncias em relação às instituições inspecionadas serão registrados pela Corregedoria.

O atendimento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, das 9h às 12h e das 13h às 17h30, no prédio da Procuradoria-Geral de Justiça do Amazonas, na av. Coronel Teixeira, 7995, Nova Esperança, Manaus.

O objetivo da Correição é verificar a efetividade da atuação funcional dos órgãos. A Corregedoria Nacional quer saber se as instituições do Ministério Público estão devidamente estruturadas para atender com efetividade as carências sociais e se os membros e servidores estão atuando de forma harmônica e coordenada para produzir resultados práticos para os cidadãos.

Imprimir