MPT tem participação na implantação do Museu da Cidade de Manaus

Escrito por .

O Manauara esperou 36 anos para ter o seu Museu de Identidade  

A união das expressões culturais de nossos ancestrais indígenas e da tecnologia do século XXI dá ao Museu da Cidade de Manaus, inaugurado nesta terça-feira (24/10), uma singularidade que encanta manauaras e turistas que passaram a visita-lo a partir de quarta-feira, dia em que a cidade completou 349 anos.

Localizado no coração do Centro Histórico, no Paço da Liberdade, o museu resgata a identidade do povo manauara, contando a história de Manaus e seus mais de 10 mil anos de cultura matríztica amazônica.

Inaugurado pelo prefeito Artur Virgílio Neto, o empreendimento cultural foi entregue à população sem custos para o órgão, uma vez que a obra foi realizada com recursos oriundos da Lei Rouanet. “O Museu da Cidade consolida Manaus como cidade histórica, fortalece o turismo e, mais que isso, promove o verdadeiro resgate da nossa identidade. É um marco histórico e um presente para o povo manauara”, enfatizou o prefeito.

Participação do MPT

Presente na solenidade, o procurador-Chefe do MPT, Jorsinei Dourado do Nascimento, esclareceu à imprensa, autoridades e público presentes que graças a uma parceria entre o MPT e a Prefeitura de Manaus, por intermédio da ManausCult, foram alocados recursos oriundos de processos em que o MPT atua, viabilizando assim a realização deste sonho que ora se realiza. Na ocasião, o procurador enfatizou que a destinação desses recursos são direcionados a projetos que tragam benefício à toda a sociedade amazonense, trazendo renda e emprego `à população. Ressaltou ainda o trabalho dos procuradores do Trabalho Heiler Ivens, Geisekelly Marques, Rodrigo Octávio Mesquita, Leonardo Ono e Tathiane Menezes, que desde 2015 trabalharam no processo que gerou os recursos utilizados no empreendimento.

História

O Museu da Cidade de Manaus foi criado pelo prefeito João de Mendonça Furtado, através da Lei n° 1.616, de 17 de junho de 1982, na estrutura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com localização no prédio s/n° na rua da Instalação, porém, o museu nunca funcionou nessa localidade, sequer foi inaugurado. Mais de 20 anos depois, em 2005, o projeto do Museu da Cidade foi retomado passando agora a ter como abrigo o Paço da Liberdade, antiga sede da Prefeitura de Manaus. Em 2018, 36 anos após sua criação no papel, a atual gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto entrega o museu à população.

Com a curadoria de Marcello Dantas, um dos maiores nomes do segmento mundial, o Museu da Cidade de Manaus (Muma) traz recursos tecnológicos e interativos para contar a história de Manaus, sua formação e sua gente.

Visitação

O Museu da Cidade de Manaus está aberto para a visitação pública a partir desta quarta-feira (24/10) das 9 às 17 horas, com funcionamento de terças-feiras a sábados. A entrada é gratuita.

 

 Procurador-Chefe do MPT, Jorsinei Dourado do Nascimento, e o Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, Bernardo Soares Monteiro de Paula

Imprimir