MPT participa da Caminhada do Abril Verde: é preciso prevenir acidentes de trabalho

Escrito por .

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Serviço Social da Indústria – SESI/AM, realizou a Caminhada do Movimento Abril Verde, neste domingo (28/04), na orla da Ponta Negra, com o objetivo de chamar atenção da sociedade para a necessidade da prevenção de acidentes de trabalho e doença ocupacionais.

Além da caminhada, com a presença de cerca de 400 pessoas, animadas pela Banda do Instituto Vila da Barra, o evento ofereceu a opção de aferição da pressão arterial e glicemia.

Alerta

Abrindo os pronunciamentos, o juiz do trabalho, Alexandro Silva Alves, gestor regional do programa Trabalho Seguro, agradeceu aos parceiros e aos participantes da caminhada. Ele reforçou a importância da prevenção, citando que a campanha Abril Verde busca evitar que acidentes aconteçam e que toda a sociedade deve estar vigilante para o cumprimento desta missão.

O procurador-Chefe do MPT/PRT11, Jorsinei Dourado, destacou que o dia 28 de abril é o dia da Saúde no Trabalho, mas que ela deve ser cuidada diariamente, por todos, tanto pelo trabalhador quanto pela empresa. Chamou ainda atenção a respeito da frase na faixa: acidentes não acontecem por acaso, mas por descaso. Ele pediu mais atenção e prevenção aos acidentes no ambiente de trabalho. Também esteve presente na caminhada a coordenadora Regional do Codemat/MPT – Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho, procuradora Ana Luiza Noronha Lima.

Animação

Estiveram presentes na caminhada os desembargadores do TRT da 11ª Região: Lairto José Veloso, presidente do Regional; Ruth Barbosa Sampaio, corregedora e ouvidora; Márcia Nunes da Silva Bessa, membro do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e Audaliphal Hildebrando da Silva, diretor da Ejud11. O desembargador João Mauro Bessa também esteve na caminhada, representando o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM). O evento também contou com a presença dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro no TRT11, juízes Selma Thury Vieira de Sá Hauache e Alexandro Silva Alves; demais juízes e servidores do TRT11, servidores e terceirizados do MPT, além de esportistas e público que aproveitou a faixa liberada da Ponta Negra para se exercitar.

Apoio

A caminhada contou com o apoio da Polícia Militar do Amazonas, do Corpo de Bombeiros Militares do Amazonas, Implurb e Manaustrans, Indústria Magistral, e GEAP – Autogestão em Saúde.

Sobre o movimento

O Movimento Abril Verde é uma campanha de âmbito nacional que visa alertar a população para a segurança e a saúde do trabalhador brasileiro. Órgãos públicos e instituições engajadas nas questões relativas aos acidentes de trabalho aderiram à campanha e iluminaram seus prédios de verde durante o mês de Abril.

O dia 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Colaboração: Ascom PRT11

Imprimir