MPT Amazonas entrega prensas para papelão a catadores de 4 municípios

O MPT/PRT11 realizou, na manhã desta nesta quarta-feira (06/11), a entrega de 04 prensas para papelão às associações de catadores dos municípios de Novo Airão, Nova Olinda do Norte, Careiro Castanho e Iranduba. O ato de entrega foi feito pela procuradora do Trabalho, Ana Luíza Noronha, ao Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), tendo a presença de representantes das prefeituras dos municípios contemplados, da Caritas Arquidiocesana de Manaus, da Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e catadores.

O recurso para aquisição dos equipamentos foi derivado de pagamento de multa, após o MPT ajuizar ação civil pública.

De acordo com a procuradora, a destinação foi realizada a fim de melhor aparelhar as associações de catadores, tornando mais rentável o trabalho realizado pelos catadores. Aproveitou, ainda, a ocasião, e chamou atenção para a contratação das associações e cooperativas de catadores nos municípios, uma vez que faz parte da efetiva implementação da política nacional de resíduos sólidos. “É a partir dessa contratação que vai haver a inclusão social e produtiva dos catadores. E existe uma prioridade na lei que prevê, prioritariamente, para esses serviços de coleta seletiva nos municípios, a contratação de associações e cooperativas de catadores”, destacou.

Para a representante do MNCR, Irineide Lima, haverá uma valorização dos materiais a partir do novo maquinário, uma vez que “com o papelão prensado, vamos poder mandar uma quantidade maior com volume bem menor, e isso vai agregar valor ao material e dar uma renda extra para os catadores”, disse.

Dirigindo-se aos catadores, o padre Alcimar Araújo incentivou para um olhar especial à gestão a partir do recebimento do equipamento, fator que levará a novas parcerias, em especial com a Cáritas da França.

Imprimir