MPT participa de formatura de 144 jovens do Projeto "Gente Grande" e reverte benefício para qualificar turmas em mais três municípios

O Termo de Compromisso entre o MPT e a Associação O Pequeno Nazareno (OPN) foi assinado durante o evento, na presença do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Lélio Bentes Correa.

A solenidade de formatura dos 144 jovens do Projeto Gente Grande (PGG) foi realizada na sede da Procuradoria Regional do Trabalho na última sexta-feira (20/12), com a presença do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Lélio Bentes Correa, do procurador-Chefe da PRT11, Jorsinei Dourado do Nascimento, do presidente do TRT11, desembargador Lairto José Veloso, procuradores, magistrados, e demaias autoridades, além de pais e familiares dos formandos. O PGG é desenvolvido pela Associação O Pequeno Nazareno (OPN) com o objetivo de capacitar jovens para sua primeira oportunidade no mercado de trabalho.

As quatro turmas de formando homenagearam as seguintes personalidades: Lélio Bentes Correa, ministro do TST; Dom Sérgio Castriani, arcebispo emérito de Manaus; Mauro Augusto Ponce de Leão Braga, juiz do trabalho do TRT11; e o grupo Transire.


Ao abrir a solenidade, o procurador-Chefe do MPT e Coordenador Regional da Coordinfância (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente ), Jorsinei Dourado do Nascimento, exaltou a alegria estampada no rosto dos formandos e familiares, assim como parabenizou a todos por terem encarado os desafios e vencido as dificuldades. "Agora eu faço um apelo pra vocês: por favor, nunca deixem de estudar! Continuem estudando, pois só através do estudo a gente consegue mudar vidas”, aconselhou.


O coordenador do OPN, Tommaso Lombardi, ressaltou a convergência de propósito. De um lado, o apoio das instituições e empresas, de outro lado a  confiança que cada adolescente e familiares depositaram no Projeto, dizendo sim à opunidade oferecida. "A formatura de hoje é prova de que, quando ajudados, eles podem alcançar os objetivos que estão dentro deles. Hoje, vários estão empregados e isto causa um impacto social muito positivo para eles, para suas famílias e para toda a comunidade onde vivem. Os oito meses de curso no PGG não trabalham apenas a parte profissional desses jovens, mas também o lado humano. É muito gratificante poder ajudar os adolescentes a desenvolver seu potencial e a realizar seus sonhos”, afirmou.

Tambem levando palavras de incentivo, o presidente do TRT11, desembargador Lairto José Veloso, falou de sonho e de coragem.“Sonhar, construir o processo, conquistar uma profissão custa o valor exato dos investimentos na fé, esperança, disciplina, superação, ousadia e coragem para realizar o que for necessário ser feito. É uma satisfação para o TRT11 estar aqui festejando o término de um ciclo. A partir de hoje, todos vocês, com coragem, enfrentarão os novos desafios", celebrou.

Homenageado

O Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Lélio Bentes Correa, precursor do combate ao trabalho infantil na Justiça do Trabalho, emocionado, fez seu pronunciamento ressaltando o tema merecimento e mudança. "Vocês merecem ter cidadania, acesso a educação, merecem respeito e é isso que o Projeto Gente Grande proporciona a estes jovens. E já que eu estou falando aqui com pequenos nazarenos, quero evocar um outro pequeno nazareno, o maior, o que em poucos dias vai ter seu aniversário celebrado em todo o mundo. Ele ouviu ‘não’ muitas e muitas vezes. E vocês também ouviram muitos ‘nãos’ e continuarão ouvindo. Mas, como o Nazareno Jesus Cristo, vocês são capazes de mudar o mundo, de transformar o rumo da história e nós contamos verdadeiramente com isso”, disse.

Interiorização do Projeto Gente Grande

Após a entrega de certificado aos formandos, o MPT e a Associação O Pequeno Nazareno assinaram Termo de Compromisso para estender o PGG aos municípios de Atalaia do Norte, Boa Vista do Ramos e Manacapuru.

O MPT destinará a quantia estimada de R$ 568 mil ao Projeto, valor este que vem de um processo judicial movido pelo MPT que resultou em condenação por danos morais coletivos.
O Projeto vai capacitar, em cada município, 150 adolescentes e jovens (450 no total) que se encontram em situação de vulnerabilidade social, para que possam ingressar no Programa de Aprendizagem.

Autoridades presentes

A mesa de abertura foi composta, além do procurador-chefe da procuradoria, do ministro do TST e do presidente do TRT11, pela gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, desembargadora do trabalho Joicilene Jerônimo Portela; pelo arcebispo emérito de Manaus, Dom Sérgio Castriani, pelo juiz do trabalho do TRT11, Mauro Augusto Ponce de Leão Braga, pelo deputado federal José Ricardo Wendling; pelo presidente da Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputado Álvaro Campelo;e pelo secretário executivo do Fundo Manaus Solidário da Prefeitura de Manaus, Manoel Mota Maciel Junior.

Imprimir