• Procuradorias
  • PRT Manaus
  • MPT marca presença na inauguração da brinquedoteca destinada às crianças e adolescentes vítimas de violência

MPT marca presença na inauguração da brinquedoteca destinada às crianças e adolescentes vítimas de violência

Instalada na sede da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente em Manaus (Depca), a brinquedoteca destina-se à recreação de crianças e adolescentes durante permanência no local durante atendimento.

A inauguração aconteceu nesta sexta-feira (28/8), com as presenças do secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), coronel Louismar Bonates; da delegada-geral da Polícia Civil, Emília Ferraz; da delegada Joyce Coelho, titular da Depca, da procuradora do Trabalho, Alzira Melo Costa, da presidente do Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS) e empresários apoiadores da iniciativas.

O secretário de Segurança, Louismar Bonates, destacou que esse momento é muito importante, pois será um marco nos atendimentos da Especializada, e agradeceu a parceria com os donos das empresas que realizaram doações. “Agradeço às empresas que gentilmente realizaram doações. São empresas que têm uma visão social e sabem das necessidades da população. E assim, contribuíram para a implementação deste local”, agradeceu ele.

A delegada Joyce Coelho, titular da Depca, ressaltou que a “brinquedoteca é um espaço diferenciado que foi pensado para as crianças que chegam aqui na DEPCA vítimas de algum tipo de violência. Ela será atendida de forma humanizada, até para que possa relatar de uma forma mais tranquila os abusos que ela possivelmente foi vítima, abusos estes físicos ou sexuais. É um sonho antigo. Com a mudança da DEPCA para este prédio com estrutura melhor pensamos neste espaço para o atendimento posterior à violência, quando a criança vai poder finalmente se sentir um sujeito de direito, se recolocar no lugar da infância, obedecendo suas fases de desenvolvimento. É fruto de uma parceria do poder público com iniciativa privada”.

 Mais proteção às crianças e adolescentes

À tarde, ainda na sede da Depca, prosseguindo as ações para proteção de crianças e adolescentes, aconteceu o encerramento do Compartilhamento de Experiências, Desafios e Aprendizagens Conjuntas, parte estratégica do Projeto Dow to Zero (DTZ). Este projeto tem por objetivo eliminar com a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes em 11 países.

Para a região norte a Rede Ecpat Brasil promove essa Reunião sobre migração e exploração sexual contra crianças e adolescentes com objetivo de abordar desafios, aprendizagens, coletar e compartilhar dados de migração.

Estiveram presentes diversas organizações internacionais e profissionais da Operação Acolhida para tratar do tema da reunião.

 

 

Menção honrosa

No final da tarde o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes e a Rede Ecpat Brasil realizaram a entrega do Certificado de Menção Honrosa (em celebração dos 20 anos da Campanha Faça Bonito) a diversas pessoas, dentre elas a procuradora do Trabalho do MPT, Alzira Melo Costa. O Certificado é concedido às pessoas que realizaram atividades no enfrentamento à exploração sexual.

 

Fonte: Com informações da Polícia Civil do Estado do Amazonas

Imprimir