• Procuradorias
  • PRT Manaus
  • MPT destina recursos para compra e adaptação de Barco Hospital para atender população ribeirinha do Amazonas

MPT destina recursos para compra e adaptação de Barco Hospital para atender população ribeirinha do Amazonas

O barco Hospital João XXIII terá equipamentos médicos e odontológicos e poderá navegar por qualquer dos rios do Amazonas. A previsão de entrega será em agosto de 2021.

A assinatura do Termo que formaliza a destinação do recurso foi feita na última sexta-feira (4/12), de forma remota, dando início a jornada para aquisição e adaptação do Barco Hospital São João XXIII.

O Ministério Público do Trabalho da 11ª Região, em parceria com a entidade Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, torna realidade o sonho da comunidade ribeirinha e indígena do Amazonas de ter acesso aos serviços médicos e odontológicos.

Ao presidir a reunião, o procurador-Chefe do MPT/PRT11 e autor dos dois processos que deram origem aos recursos, Jorsinei Dourado do Nascimento, destacou a importância do empreendimento para as comunidades dos rios do Amazonas. “A prestação do serviço de saúde no Estado, em relação às comunidades ribeirinhas e indígenas, não deve ser estanque nas sedes dos municípios, mas dinâmica, indo ao encontro das pessoas. Esse barco é o resgate da dignidade humana para muitas pessoas que estão sem acesso à saúde. É com alegria que, através da destinação desses recursos, decorrentes de danos causados à sociedade, o MPT consegue devolver à comunidade amazonense algo útil e necessário à população”, disse.

Projeto Barco Hospital São João XXIII

O Barco Hospital São João XXIII, é a terceira unidade da Fraternidade Lar São Francisco na Providência de Deus. As outras duas estão sediadas em Óbidos, no Pará, atendendo comunidades ribeirinha daquele estado, em uma parceria com o Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, tendo a frente o procurador Ronaldo José de Lira.

O barco que atenderá o Amazonas prestará os mesmos serviços de saúde preventivo, laboratoriais, ambulatoriais e até cirúrgicos, além de serviços odontológicos, entre outros, todos voltados exclusivamente à população carente das comunidades ribeirinhas do Estado. O atendimento   será realizado por meio de expedições, definidas em cronograma previamente estabelecido pela entidade Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.
Toda a sustentabilidade para o custeio de sua operacionalização será feita mediante o apoio do Sistema Único de Saúde, de entidades públicas, civis e religiosas que colaboram com as atividades da entidade, a exemplo do Ministério Público do Trabalho, além de outras doações que são ordinariamente feitas em favor da entidade, por meio de instituiçõe brasileiras e estrangeiras.

O projeto também contará com parceiros da iniciativa privada, a exemplo da empresa Marfrig, cujo presidente, Marcos Antônio Molina, esteve presente na reunião.

Realizações

Emocionado, o presidente da Fraternidade, padre Nélio Joel Belotti, disse que tem convicção de que a experiência de sucesso do Barco Hospital Padre Francisco será transferida para o Barco Hospital São João XXII. “É um projeto de convergência em prol da saúde e da vida. É parecido com o Rio Amazonas, nasce na Cordilheira dos Andes, pequeno, e depois, junto com seus afluentes, forma esse mar brasileiro, assim podemos chamar, que traz tantos benefícios para nosso país, famoso, mas também com suas particularidades, comunidades ribeirinhas, tribos indígenas e quilombolas. Não sabemos fazer milagres, mas sabemos trabalhar”, frisou.

Presente também na reunião de assinatura, o procurador do Trabalho da 15ª Região, Ronaldo Lira destacou que este projeto vai além da saúde, é de humanização, onde distribui amor, alimentos, medicamentos, tratamentos. “Como acontece muitas vezes no Pará, devolve a visão de muitas pessoas cegas com a cirurgia de catarata. Isto não tem preço. Estamos suprindo uma carência do Estado. O Amazonas começa com pé direito, começa com um barco de tamanho impressionante. Maior do que muitos hospitais no Brasil. Poucos hospitais do Amazonas terão o que tem dentro desse barco (centro cirúrgico, mamógrafo), momento especialíssimo do MPT”, salientou.

Especificações do Barco Hospital São João XXIII

Com recursos na ordem de R$ 9,2 mil, provenientes nos autos de processos que tramitam na 12ª Vara do Trabalho  de Manaus e Parintins (AM), o empreendimento terá a seguinte especificação: Recepção para 60 pessoas; W.C. P.D.C Feminino; W.C. P.D.C Masculino; Farmácia; Consultório de Oftalmologia; Ultrassom / Eco; Consultório de Odontologia coletivo; cadeiras; Consultório de Odontologia privado; Raio-x Digital; Mamografia Digital; Laboratório; Consultórios; Sala de coleta; Depósito de água/ estoque geral; Enfermaria 6 leitos; Recuperação Pós Anestésico (RPA) 3 Leitos; Lavanderia; Sala cirúrgica; Sala de pequenos procedimentos; Central de Material esterilizado (CME); Estação de tratamento de água e esgoto; Camarotes para 60 pessoas;  W.C Social; Sala para administração; Data center; Almoxarifado limpeza; Cozinha; Despensa; Refeitório; Área de convivência.


Fotos da maquete: Marlon Carrasco

Imprimir