MPT/PRT11 entrega 120 concentradores de oxigênio para unidades públicas do interior do Amazonas

O repasse foi realizado no final da tarde de hoje (20/01) ao governo do Estado para o tratamento de pacientes acometidos pelo Novo Coronavirus

Os equipamentos e acessórios, adquiridos por reversão de bens, irão atender as necessidades de 44 municípios do interior do Amazonas, conforme solicitação apresentada pelo governo do Estado.

O montante destinado é resultante de parte de um acordo entre o Ministério Público do Trabalho e a Whirlpool, unidade de Rio Claro. O pedido feito pela procuradora Fabiola Junges Zani, foi autorizado pelo juiz Lucas Falasqui Cordeiro, da Vara do Trabalho de Rio Claro, considerando o contexto de crise humanitária vivido no estado do Amazonas.

A ação conjunta foi articulada entre a Secretaria de Planejamento Estratégico do MPT, na pessoa do secretário-adjunto Mario Antônio Gomes, as Procuradorias Regionais do Trabalho da 15ª e 11ª Região, representadas pela procuradora Fabiola Junges Zani e o procurador-chefe do MPT no Amazonas, Jorsinei Dourado do Nascimento, respectivamente, além da participação da ONG Expedicionários da Saúde.

Para o procurador-Chefe da PRT11, Jorsinei Dourado do Nascimento, a doação do MPT é uma demonstração de comprometimento da instituição com o Estado do Amazonas. “E uma forma de contribuir com a sociedade amazonense, revertendo valores de processos judiciais em benefício da sociedade e esses respiradores terão grande utilidade para o interior, permitindo que pessoas em estado não agravado possam ter ventilação, liberando os cilindros de oxigênio para pacientes mais graves”, frisou.

Concentradores de oxigênio – Existem dois métodos para o fornecimento de oxigênio suplementar: os concentradores e cilindros (ou tanques) de oxigênio. Os concentradores de oxigênio são máquinas que funcionam fornecendo a substância a partir do ambiente. Ele concentra o O2 até que a substância fique 95% pura e, então, o fornece ao paciente através de cânulas ou máscaras.

Diferente dos tanques ou cilindros de oxigênio, os concentradores de oxigênio não são estacionários e são indicados para quadros moderados de Covid-19. Nestes casos, a oxigenoterapia pode ser domiciliar, diminuindo, assim, a superlotação de hospitais e unidades de saúde.

Processo nº: 10778-30.2018.5.15.0010

Confira Termo de Doação e destino dos bens

Imprimir