MPT do Amazonas participa pela primeira vez de inspeção judicial de maneira virtual

A Justiça e o Ministério Público do Trabalho do Amazonas realizam perícia judicial de maneira híbrida, visando a dar celeridade a processo trabalhista durante a pandemia.

Na última segunda-feira (5/4), o Ministério Público do Trabalho do Amazonas participou de uma perícia judicial, de forma virtual, por meio de videoconferência, com a participação do autor do processo, o procurador do Trabalho Jorsinei Dourado do Nascimento, acompanhado do perito auxiliar, Israel Barbosa, do MPT.

Na empresa periciada, de forma presencial, estavam a perita judicial, da área de segurança, Elza Maria Rego de Siqueira, designada pelo Juiz do Trabalho, titular da 1a Vara do Trabalho de Manaus, Dr. Djalma Monteiro, e representantes da empresa periciada.

O procurador do Trabalho, Jorsinei Dourado, destacou que “a participação virtual do MPT em uma perícia judicial, realizada de forma híbrida, representa um marco importante e inovador. Mas não só isso. Demonstra que o uso das ferramentas e plataformas digitais podem servir como solução para diversos problemas e dificuldades pelas quais todos nós estamos passando, em razão da pandemia, inclusive o de participar de uma perícia a distância. Com o acesso virtual, assegurou-se a ampla participação das partes e de seus peritos auxiliares de um ato processual, destinado à produção de prova, decisiva para o deslinde do processo. Com a perícia judicial, nesse formato híbrido, foi possível conciliar a participação de todos os interessados, com as medidas sanitárias de combate ao Covid 19, preservando-se, assim, a vida e saúde das pessoas, na medida em que diminuiu o risco de exposição das mesmas, nos locais onde as perícias são realizadas. No caso específico, a participação virtual do MPT na perícia judicial, permitiu que o perito do MPT, que está enquadrado no grupo de risco, em razão de sua faixa etária, participasse efetivamente do evento, sem qualquer risco de contaminação”, enfatizou.

Com a realização da perícia judicial híbrida, certamente agora o processo, que havia sofrido um retardamento, natural, por conta dos efeitos da pandemia, poderá avançar e chegar ao seu fim, com a prolação de sentença.

                     Perito Assistente do MPT, Israel Barbosa, por videoconferênca

 

 

Imprimir