MPT 11ª Região e TRT 11ª Região completam 30 anos de implantação

Primeiros Procuradores, Desembargadores e Juízes do Trabalho foram lembrados na homenagem

Nesta quarta-feira, 1º de junho, durante videoconferência para a implantação do Núcleo de Inteligência no MPT 11ª Região, realizada às 12h30min na sede da Regional, em Manaus, o procurador-chefe, Jorsinei Dourado do Nascimento lembrou também da data de criação do Ministério Público do Trabalho nos Estados do Amazonas e de Roraima.

A lei 6.915/81 criou o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região e o Procuradoria Regional do Trabalho da 11ª Região, órgão do Ministério Público da União, hoje instituição independente.
Dr. Eduardo Barbosa Pena Ribeiro, Dr. Benedicto Cruz Lira, Dra. Valdenyra Farias Thomé, Dr. Flaviano Limongi, Dr. Antonio Carlos Marinho Bezerra

Pela manhã, uma sessão extraordinária do Egrégio Tribunal Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região marcou a homenagem aos 30 anos de criação do Regional, com a entrega de uma placa àqueles que tomaram assento na primeira composição do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região. Entre os homenageados presentes os juízes Benedicto Cruz Lyra, Antônio Carlos Marinho Bezerra, Eduardo Barbosa Penna Ribeiro e Flaviano Limongi. Também foram homenageados os juízes Lucy Stone Bivar (in memorian), Othílio Francisco Tino, Lauro da Gama e Souza e Francisco Gesta Pinheiro (in memorian).

Na ocasião, o procurador-chefe do MPT 11ª Região, Jorsinei Dourado do Nascimento fez questão de saudar os homenageados afirmando ter recebido uma aula de história sobre os momentos que levaram à instalação do Regional, que só conquistou sua autonomia administrativa e financeira após muitas lutas políticas. "A instalação do TRT da 11ª Região foi uma conquista para o Estado do Amazonas. Foi o reconhecimento de um momento histórico de um Estado que vivia a pujança do crescimento econômico, da instalação da Zona Franca de Manaus, de sua localização geográfica e as peculiaridades regionais, onde os rios são as nossas estradas, além do aumento das demandas trabalhistas".

O procurador-chefe lembrou ainda a participação do Procurador Geral de Justiça do trabalho à época, Ranor Teles Barbosa da Silva durante a cerimônia de instalação do TRT e do MPT 11ª Região, este último criado com apenas quatro membros.

Ao final, o procurador-chefe falou sobre a evolução da Instituição ministerial. "Hoje o MPT 11ª Região conta com 11 procuradores do Trabalho atuando no Amazonas e três no Estado do Roraima, números relativamente pequenos se comparados a grande demanda, mas relativamente superior há trinta anos." As mudanças estruturais por quais passam o Ministério Público do Trabalho e a informatização na busca da uniformização institucional também foram lembradas pelo procurador-chefe.
Atual composição com desembargadores, procurador do MPT11ª Região e juízes convocados

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, desembargadora federal Valdenyra Farias Thomé fez um discurso de agradecimento aos homenageados na solenidade, agradecendo "a todos os que dedicaram sua vida à causa da Justiça do Trabalho no Amazonas, não rara vezes abdicando de sua vida pessoal para oferecer aos nossos jurisdicionados uma Justiça ágil, levantando a bandeira da paz social".

Imprimir