MPT participa da II Marcha Manaus contra o Trabalho Infantil

Neste domingo, 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil , o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FEPETI/AM) realizou a II Marcha de Manaus contra o Trabalho Infantil, que teve como objetivo reafirmar o compromisso coletivo dos parceiros, apoiadores e voluntários em lutar por um Brasil sem Trabalho Infantil.


O evento aconteceu na manhã deste domingo na Ponta Negra, cartão postal de Manaus, com a presença de representantes e comunidade de 35 entidades envolvidas na luta contra essa chaga mundial. A sociedade amazonense compareceu à Marcha levando crianças e adolescentes para expressar em voz alta: "Você, é peça fundamental", conclamando todos para dizer Não ao Trabalho Infantil.

O Ministério Público do Tabalho no Amazonas e Roraima (MPR/PRT11), foi representado pelo coordenador Regional da Coordinfância, procurador Jorsinei Dourado do Nascimento, e pela procuradora do Trabalho, Gabriela Menezes Zacareli.


O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho.

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.

Símbolo do catavento

O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. O ícone representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.

 

Imprimir