Projeto pioneiro: MPT acompanha início das atividades do laboratório móvel na Escola Estadual José Bernardino Lindoso

O projeto dos laboratórios móveis, idealizado e construído, com recursos revertidos de ação civil pública do MPT11, com a participação da Sansumg e Academia Steam, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), deu início na última sexta-feira (15/7) à fase de capacitação tecnológica itinerante para alunos do ensino médio da rede pública de ensino.

A solenidade aconteceu na quadra esportiva da Escola Estadual José Bernardino Lindoso e, em seguida, aconteceu a visita ao laboratório móvel, com a presença do procurador do Trabalho do MPT, Jorsinei Dourado do Nascimento, da Secretária de Educação do Estado do Amazonas, Kuka Chaves, do gerente de Operações de pesquisa e Desenvolvimento da Samsung, Eteocles Silva, do Magnífico Reitor da Universidade do Estado do Amazonas, professor doutor André Luiz Zagahib , da gestora da escola José Bernardino Lindoso, professora Luciana Mara, entre outros, e alunos da escola.

O projeto, composto de 2 laboratórios móveis, estão atendendo, desde março de 2022, os estudantes de escolas públicas de nível médio, no contraturno, despertando-os tanto para as áreas STEM (ciência, engenharia, tecnologia e matemática), quanto para a necessidade de qualificação para o mundo do trabalho.

O laboratório permanecerá no pátio da escola cerca de 4 semanas para atender a todos os alunos que se interessam pelo estudo tecnológico.

Ao falar no evento, o procurador do Trabalho incentivou os alunos a aproveitarem o conhecimento que irão adquirir no laboratório. “Vocês são a primeira escola pública estadual do Amazonas a receber o laboratório móvel. É um laboratório confeccionado de maneira exclusiva para o Amazonas e nele vocês terão um quadro de professores de qualidade. Vão conhecer robótica, o que é indústria 4.0, impressora 3D, vão conhecer tudo de mais moderno na área da informática, então aproveitem, estudem, fotografem, mostrem para seus país, amigos, porque esse é o mundo do presente e do futuro. Em todas as profissões que escolherem, vão ter que saber robótica e Informática. Temos o nosso polo industrial de Manaus que precisa de pessoas qualificadas e as carretas vão ajudar a formar pessoas e profissionais”, salientou o procurador.

Imprimir