MPT em Boa Vista participa do VII Encontro da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e Controle Social da Região Norte

Esta é a primeira vez que Roraima sedia o encontro, que conta com a presença de aproximadamente 150 pessoas.

Na última terça-feira (9/8), aconteceu a abertura do VII Encontro da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e Controle Social da Região Norte, na Assembleia Legislativa de Roraima. O evento, organizado pela Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) e em parceria com o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Região Centro-Norte), segue até hoje, sexta-feira (12) e tem como finalidade o fortalecimento da rede de atenção à saúde do trabalhador da Região Norte. A intenção é que seja redigida uma carta, ao final do evento, que será encaminhada ao Ministério da Saúde.

Evento em Roraima

Participam do evento os centros de referência de todos os estados da Região Norte, além dos órgãos que fazem parte do controle social da saúde, representantes de sindicatos, estudantes, servidores do Ministério Público do Trabalho (MPT) e todos os integrantes da rede do SUS que tenham interface com a saúde do trabalhador.

O procurador do Trabalho no Município de Boa Vista (MPT-RR), Pedro Henrique Godinho Faccioli, participou da solenidade de abertura, destacando em sua fala que o Procuradoria do Trabalho vai estreitar os laços com os órgãos de saúde de Roraima, buscando combater as subnotificações de acidentes de trabalho.

Para o Secretário-Adjunto de Saúde, Edson Castro,“discutir a saúde do trabalhador é muito relevante devido a todo o enfrentamento da pandemia e da crise migratória. Os profissionais de saúde foram submetidos a uma sobrecarga enorme e hoje percebemos todo o reflexo dessa situação”, afirmou.

Presente também no Encontro, a Coordenadora da CGVS, Valdirene Oliveira, destacou que “cuidar da nossa saúde é construir um processo seguro, fortalecido de rede de atendimento e identificação, pois podemos prevenir doenças de saúde mental e atender [às pessoas] com dignidade”.

O representante do Cerest de Belém (PA), Manoel Pedro Oeiras Diniz, disse que essa reunião será importante para traçar novas diretrizes para os estados da Região Norte. “Em Roraima temos, por exemplo, a cadeia produtiva do garimpo, e lá em Belém esses problemas são infinitos, imensuráveis. No agronegócio, temos no Estado uma cadeia de produção de soja, e com ela vem a construção de um novo perfil epidemiológico em função dos agrotóxicos, que são problemas evidentemente extraordinários contra a saúde humana. Nós, que somos trabalhadores da saúde, do SUS [Sistema único de Saúde], temos que estar em alerta no sentido de fazer a devida vigilância”, disse.

 

Fonte: Ascom/MPT com informações da Supcom ALERR

Imprimir