MPT ratifica posse de 41 procuradoras e procuradores do Trabalho

Cerimônia contou com a presença do procurador-geral do Trabalho e de outros integrantes da carreira do MPU

Brasília (DF) – O Ministério Público do Trabalho (MPT) ratificou, nesta segunda-feira (20), na sede da Procuradora Geral do Trabalho (PGT), a posse dos 41 novos procuradores e procuradoras do Trabalho, nomeados do último certame da instituição. A cerimônia finaliza o processo de integração dos novos membros, e contou com a presença de integrantes da carreira e do procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos.

Ele destacou a relevância dos princípios e da missão do MPT, que agora devem nortear a vida profissional dos novos procuradores e procuradoras. “Estejam sempre cientes que ‘a vida pública é uma doação’ e que se qualifica quando o trabalho se desenvolve em prol da construção de uma sociedade livre, justa e solidária, comprometida com o desenvolvimento nacional, com a erradicação da pobreza e das desigualdades e com a promoção do bem de todos”, declarou o PGT.

O procurador-geral também alertou os novos membros sobre os desafios que surgirão. “À medida que o tempo passa, no desempenho das funções ministeriais, novos desafios sempre surgirão e os colocarão encruzilhadas. Problemas difíceis começam a se desenhar pela combinação devastadora de antigos hábitos e costumes ultrapassados com tecnologias modernas e capacidade de desconfigurar o direito do trabalho por meio da criação de relações laborais precárias e atípicas”.

Além do PGT, também estavam presentes outros membros da carreira do MPU e do Judiciário, como a procuradora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Eunice Carvalhido, o ex-PGT e ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alberto Bastos Balazeiro, a vice-procuradora-geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel, o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Ângelo Farias da Costa, o diretor-geral do MPT, Gláucio Araújo de Oliveira, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT), José Antonio Vieira de Freitas Filho, a orientadora pedagógica do Curso de Ingresso e Vitaliciamento, Andrea Nice Silveira, entre outras autoridades.

A procuradora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Eunice Carvalhido representou o procurador-geral da República, Antônio Augusto Brandão de Aras, e destacou algumas das importantes atribuições do MPT. “O Ministério Público do Trabalho está encarregado de promover o trabalho digno e o desenvolvimento socialmente sustentável, portanto, tem por missão a de defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis para a efetivação dos direitos trabalhistas”, ressaltou.

O primeiro colocado entre os empossados, Danilo Nunes Vasconcelos, falou em nome dos demais colegas, enfatizando os esforços necessários para o ingresso na carreira. “O concurso do MPT, em condições normais de temperatura e pressão, já é um dos mais difíceis do país. E a circunstância do 21º ter se desenrolado no ano de 2020, na pior fase da pandemia de coronavírus, certamente foi um fator dificultador extra. E que dificultador! De fato, não foi nada fácil conciliar os estudos para um concurso desta magnitude com o medo, a insegurança, a ansiedade, o stress, dentre outros impactos negativos sobre a saúde mental causados pela Covid-19”, relembrou.

Ele destacou as características que foram possivelmente decisivas para o êxito na superação dos desafios impostos aos candidatos deste concurso: “a nossa bravura, a nossa resiliência, a nossa garra, a nossa perseverança, e, especialmente, a nossa paixão pelo objetivo que almejávamos: sermos procuradoras e procuradores do Trabalho”.

 

Clique aqui para ver as fotos do evento.

 

Confira a lista das novas procuradoras e procuradores do MPT:

Amanda Henriques de Oliveira Rocha Bessa

Camilla Mello e Lima

Claiz Maria Pereira Gunça dos Santos

Cláudia Letícia Alba Colucci Resende

Cláudio Cobas Costa Cunha

Daniel Carvalho Oliveira

Daniela Bastos Moutinho e Silva

Danilo Nunes Vasconcelos

Danilo Oliveira Lima Teixeira

Eduardo Rodrigues do Nascimento

Elysa Tomazi

Erika Garcia Trevizo

Fernanda Barreto Naves

Franciele d´Ambros

Gabriela Menezes Zacareli

Gleyce Amarante Araújo Guimarães

Hermano Martins Domingues

Iandra Salviano Araújo

Igor Sousa Gonçalves

Isabela Caldeira Lima

Jaime Fiomaro dos Santos neto

Jéssica Alves Resende Freitas

Joali Ingracia Santos de Oliveira

Juliana de Oliveira Gois

Katiesla dos Santos Costa

Lucas Barbosa Brum

Luciana Correia da Silva

Luciana Marcenes Gonçalves de Souza

Luiza Barreto Braga Fidalgo

Marco Aurélio Gomes Cordeiro da Cunha

Mariana Furtado Guimarães

Mariana Pereira Magalhães

Mariane Moterani Silva

Michéle da Rocha

Olaf Schyra

Paula Bueno Ravena

Pedro Guimarães Vieira

Pedro Henrique Godinho Faccioli

Pedro Ivo Gabriel de Castro Dourado

Ricardo Oliveira Freaza Garcia

Vinícius Lantyer Oliveira Esquivel

 

 

Imprimir