CNPG repudia invasão criminosa da sede dos três poderes da República

Documento afirma que os "atos antidemocráticos, inclusive com prejuízo ao patrimônio público, transcendem o limite constitucional da liberdade de expressão, configurando-se como crimes que devem ser apurados e julgados na forma da lei"

 

Brasília - O CNPG, com a participação do Procurador-Geral do Trabalho José de Lima de Ramos Pereira, divulgou Nota Pública em que repudia os atos criminosos e antidemocráticos ocorridos neste domingo, 8 de janeiro de 2023, em Brasília (DF) e que resultaram na invasão do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

Durante as eleições do ano de 2022, o MPT agiu e combateu de forma severa as práticas de assédio eleitoral em todo o Brasil, o que colaborou para termos um processo eleitoral sério, confiável e respeitado.

Leia abaixo, na íntegra, a Nota Pública do CNPG

O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) expressa o seu mais profundo repúdio aos atos criminosos que culminaram na invasão das sedes dos Três Poderes do Estado ocorridos neste domingo, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Tais atos antidemocráticos, inclusive com prejuízo ao patrimônio público, transcendem o limite constitucional da liberdade de expressão, configurando-se como crimes que devem ser apurados e julgados na forma da lei.

Por força da Constituição Federal, o Ministério Público brasileiro tem como função essencial a defesa da ordem jurídica e do regime democrático, manifestado pelo respeito à vontade da maioria da população brasileira.

Os Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União reafirmam o papel do Ministério Público enquanto defensor do Estado Democrático de Direito, colocam-se ao lado dos Poderes constituídos para prevenir e reprimir atos criminosos e antidemocráticos e, confiando no trabalho das autoridades competentes, clamam pela aplicação de rígidas medidas de apuração e providências punitivas a todo aquele que concorreram à lamentável e atroz agressão e violência ao povo brasileiro.

Clique aqui para acessar o documento.

Imprimir