• Procuradorias
  • PRT Manaus
  • Procuradora chefe do MPT participa de entrega de certidão negativa de precatórios de entes públicos

Procuradora chefe do MPT participa de entrega de certidão negativa de precatórios de entes públicos

Nesta sexta-feira, 29, a procuradora chefe do Ministério Público do Trabalho da 11.ª Região Fabíola Bessa Salmito Lima participou da entrega de Certidões Negativas de débitos em precatórios a 66 entes públicos dos Estados do Amazonas e de Roraima. A solenidade foi realizada no auditório do Fórum Trabalhista de Manaus e contou, também, com a participação do Governador do Estado do Amazonas José Melo, do Presidente da Assembléia Legislativa do Amazonas Deputado Estadual Josué Neto, do Procurador Geral do município de Manaus Marcos Cavalcante, representando o prefeito Arthur Virgílio Neto, Desembargadores e Juízes do Trabalho. A entrega das certidões faz parte das atividades da 2ª Semana Regional de Conciliação nos Precatórios, realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11.ª Região entre os dias 25 a 29 de abril.

Durante a cerimônia, ocorreu também o lançamento do Manual dos procedimentos da Execução contra a Fazenda Pública e do Sistema de Processamento Eletrônico do Precatório. O primeiro tem como objetivo uniformizar e racionalizar os procedimentos relacionados à gestão de Precatórios e Requisição de Pequeno Valor. Já o precatório eletrônico, como o próprio nome sugere, tem como finalidade informatizar os precatórios e outros processos físicos.

Previsto na Constituição Federal, os precatórios são formalizações de requisições de determinada quantia superior a 60 salários mínimos por beneficiário, devida pela Fazenda Pública (União, Estados, Municípios, Autarquias e Fundações Públicas de Direito Público), em face de uma condenação judicial. As execuções para a cobrança de dívidas da Fazenda Pública não se processam pela penhora de bens dos entes públicos, mas pela expedição de uma ordem de pagamento, para a inclusão da dívida no orçamento público. Esta ordem é conhecida como precatório requisitório. Na Justiça do Trabalho, os precatórios são expedidos pela Vara do Trabalho, após o trânsito julgado das ações contra os entes de direito público, sendo remetidos ao Tribunal, de onde são geridos pela Presidência do Tribunal Regional do Trabalho.

Imprimir