• Procuradorias
  • PRT Manaus
  • Semana Nacional da Aprendizagem no Amazonas tem meta de contratar mais de 1.600 aprendizes profissionais

Semana Nacional da Aprendizagem no Amazonas tem meta de contratar mais de 1.600 aprendizes profissionais

Após a abertura do evento na terça-feira (29/8), o MPT realizou mutirão de mediação pré-processual, negociando com as empresas que estão inadimplentes com o cumprimento da contratação de aprendizes.

O Fórum Trabalhista do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), foi palco da abertura da Semana Nacional da Aprendizagem 2023, uma iniciativa do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A SNA, nos dias 29, 30 e 31, tem vasta programação para fomentar medidas que estimulem a inserção de jovens no mercado de trabalho de forma regular, na condição de aprendizes.

Em seu primeiro dia, o evento contou com a realização de seminário; audiências pré-processuais entre as empresas e o MPT objetivando o cumprimento da cota legal de Aprendizagem; e exposição de stands de atendimento das instituições formadoras com a finalidade de responder a todas as dúvidas que as empresas têm a respeito da cota de aprendizagem profissional e o acesso aos jovens formados por essas entidades.

Ao se pronunciar na abertura, o procurador regional do Trabalho e coordenador regional da Coordinfância, Jorsinei Dourado do Nascimento, agradeceu ao TRT11 pela acolhida do evento, à SRTE/AM e a todas as instituições formadoras que fazem parte desta temática de combate ao trabalho infantil no Amazonas. Destacou que o evento é em prol do Amazonas, conscientizando as pessoas da importância da aprendizagem profissional (nos últimos três anos o estado esteve na liderança nacional, atualmente ocupa o 2º lugar). “Este ano, com o retorno da SNA, após pandemia, buscaremos o resgate dessa liderança. Com o apoio de todos vocês, a nossa meta é alcançar a contratação de 1.600 aprendizes. Apesar de termos essa meta, destaco que o Estado do Amazonas tem o potencial de 11.300 vagas, dos quais somente 8.300 estão preenchidas, ou seja, temos um déficit de 3 mil vagas de aprendizes em todo o estado. de aprendizagem. Isto só será possível com o apoio também das instituições públicas e as entidades formadoras. Estas vêm desenvolvendo um trabalho de excelência e um trabalho de proteção, porque o contrato de aprendizagem é um contrato de trabalho protegido”, afirmou.

Projeto de Lei para contratação de jovens aprendizes

O ativista cearense Felipe Caetano, conselheiro jovem do Unicef Brasil e cofundador do Comitê Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Conapeti), ao expor o tema “A aprendizagem profissional como instrumento de transformação social”, durante o seminário, compartilhou uma experiência exitosa nos estados do Ceará e Sergipe.

Nesses estados, foi aprovado pelas Assembleias Legislativas Projeto de Lei autorizando o poder público a contratar, via entidades formadoras, adolescentes em situação de vulnerabilidade para trabalhar nas secretarias. “Esses jovens, que geralmente são excluídos desses processos seletivos pelas grandes empresas, são prioridades em todas essas áreas e a gente está falando de um potencial de mais de mil vagas de aprendizagem dentro do próprio poder público estadual, além das próprias empresas públicas e sociedade de economia mista. Acredito que o estado do Amazonas tem muito a ganhar, assim como o município de Manaus, se implantar boas ideias como esta. A experiência que relato aqui pode ser reformulada para a realidade de cada local. Isto pode contribuir para o combate do trabalho infantil”, destacou Felipe.

Stand no evento de Manaus

 

Programação prossegue em Manacapuru

No segundo dia do evento os mutirões de mediação pré-processual seguiram acontecendo no Cejusc do Fórum trabalhista de Manaus (3º andar).

Na quinta-feira 31/8), encerrando a programação da semana, as atividades serão realizadas em Manacapuru (AM).

Programação

A partir das 9h, Ato Público sobre o cumprimento de cotas de aprendizagem naquele município. Esta primeira parte da programação ocorrerá no auditório da AFYA Faculdade de Ciências Médicas / ITPAC Manacapuru, na Rua Nova Manacá s/n.

A partir das 13h30, serão realizadas audiências pré-processuais para cumprimento de cota de aprendizagem na Vara do Trabalho de Manacapuru, localizada na Rua Carolina Fernandes, 382 - Bairro Terra Preta.

A Vara do Trabalho tem como titular a juíza Yone Silva Gurgel Cardoso, que se encontra como juíza auxiliar da Corregedoria Regional desde janeiro de 2023. No momento, exerce a titularidade da Vara a juíza do trabalho substituta Palliny Felício Rezende.

Imprimir