• Procuradorias
  • PRT Manaus
  • MPT participa da ‘Caravana da Justiça Social’ em Rio Preto da Eva, promovida pelo TRT11

MPT participa da ‘Caravana da Justiça Social’ em Rio Preto da Eva, promovida pelo TRT11

A Procuradora do Trabalho, Joali Ingracia Santos de Oliveira, representou o MPT do Amazonas e Roraima na abertura e atendeu os cidadãos que buscavam orientação em questões trabalhistas.

O Município de Rio Preto da Eva, nos dias 26 e 27 de fevereiro, foi o primeiro local a receber ações do projeto “Caravana da Justiça Social”, criado pelo TRT11 com o objetivo de fortalecer o acesso à Justiça e a outros direitos sociais nas regiões mais distantes do Amazonas e Roraima. Além das barreiras físicas, há desafios informativos e procedimentais com trabalhadores, que muitas vezes desconhecem seus direitos e seus mecanismos de proteção.

O projeto busca não apenas solucionar questões de acessibilidade, mas também fortalecer a confiança na Justiça, garantindo que cada cidadão possa exercer seus direitos plenamente.

Serviços

Nos dois dias, no horário das 8h às 15h, os cidadãos foram atendidos, em salas separadas, pelo próprio TRT11 e as seguintes instituições parceiras: o Ministério Público do Trabalho da 11ª Região (MPT/PRT11), o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), o Ministério do Trabalho e Emprego (TEM/SRTE-AM) e apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (SEDUC-AM), entre outros órgãos municipais.

A Procuradora do MPT, Joali Ingrácia, destaca que “o projeto tem uma importância muito grande, pois leva diversos serviços a um mesmo local, possibilitando que o cidadão ou a cidadã resolva o seu problema trabalhista em um mesmo local, poupando tempo e dinheiro. Para as instituições, é uma forma importante de aproximação com a comunidade local para conhecer de perto a sua realidade e pensar em formas mais eficientes de atuação.”

Além de Rio Preto da Eva, estão previstas no projeto as localidades de Eirunepé, Tabatinga, Tefé, Humaitá, Presidente Figueiredo, Lábrea, Boa Vista, Coari, Itacoatiara, Manicoré, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Maués, Carauari, Borba e Boca do Acre.

O Juiz do Trabalho, Igor Zany Corrêa, Gestor do Comitê Regional de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-11, realizou palestra aos gestores escolares e conselheiros Tutelares de Rio Preto da Eva, com a participação da Procuradora do Trabalho Joali Ingracia Oliveira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imprimir