Anunciada a instalação da Fundacentro no Amazonas

Instituição é referência na temática saúde e segurança no trabalho

Os trabalhadores do Amazonas contarão com uma importante aliada na defesa da saúde e segurança no meio ambiente do trabalho. Foi aprovada a instalação de uma unidade da Fundacentro no Estado. A instituição é vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego e voltada para o estudo e pesquisa, capacitada para produzir e difundir conhecimentos sobre o tema, de modo a fomentar a elaboração e gestão de políticas que visem o desenvolvimento sustentável com crescimento econômico, promoção da equidade social e proteção do meio ambiente.

A publicação da Portaria que permite a instalação da instituição no Estado foi anunciada nesta terça-feira, 18, em reunião na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas (SRTE/AM). Na ocasião, a presidente da Fundacentro, Maria Amelia Souza Reis, informou que entre as primeiras atividades a serem desenvolvidas no Amazonas estão a programação de seminários e pesquisas e uma observação científica para elaboração do diagnóstico sobre adoecimento no Estado.

Além do desenvolvimento de projetos que atendem às demandas das comunidades locais, a unidade também deve dar suporte aos programas de âmbito nacional da instituição. A Fundacentro já está presente em outros onze Estados e no Distrito Federal. Por enquanto, até que a sede esteja de fato com instalações e servidores próprios no Amazonas, haverá intercâmbio de profissionais.

O procurador do Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT 11ª Região) e titular regional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (CODEMAT), Jorsinei Dourado do Nascimento, participou da reunião e expressou o contentamento dos agentes da sociais envolvidos com a temática. “A instalação da Fundacentro é um luta que acontece desde 2009, em que o MPT, o Poder Judiciário Trabalhista, os sindicatos patronais e profissionais vinham almejando essa instalação em razão de o Amazonas ser o maior Pólo de Eletroeletrônicos e o segundo maior Pólo Industrial do país”.

Nascimento acrescentou ainda que a instituição irá auxiliar na atuação do órgão ministerial. “A Fundacentro é de extrema importância na medida em que produz conhecimento técnico e  tecnologias para diminuir os riscos na saúde e segurança no meio ambiente de trabalho. Por ser esse órgão técnico, vem pra somar no trabalho do MPT. A legislação estabelece medidas e políticas jurídicas a serem implementadas, mas muitas vezes as medidas previstas na Lei necessitam de uma complementação técnica. Portanto, a Fundacentro irá subsidiar não só o MPT, mas todos os órgãos que trabalham na defesa da saúde e segurança dos trabalhadores ofertando esse conhecimento técnico”, finalizou.

Imprimir