MPT palestra na abertura da campanha contra o trabalho infantil da Seduc

Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 1º de junho, a abertura da Campanha de Erradicação do Trabalho Infantil da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), inserida no projeto “Trabalhar não é brincadeira de criança”. O evento aconteceu na sede do Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT 11º Região).

Cerca de setenta servidores da Seduc, entre coordenadores, diretores e assessores pedagógicos estiveram presentes e puderam acompanhar a palestra da procuradora chefe do MPT e coordenadora no Amazonas da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Alzira Melo Costa, juntamente com a procuradora do Trabalho Geisekelly Bomfim de Santana, vice-coordenadora da Coordinfância, que expuseram sobre a exploração do trabalho infantil. As procuradoras destacaram, durante a apresentação, de que modo o trabalho infantil prejudica o desenvolvimento físico, mental, moral e social da criança.

A campanha da Seduc possui programação para todo o mês de junho, que inclui visitas nas escolas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Também está marcada a realização de uma videoconferência com representantes de todos os municípios do Amazonas, por meio do Centro de Mídias da Seduc, com o objetivo de capacitar gestores e professores a respeito do tema.

Já no dia 12 de junho, data em que é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, será realizada uma ação social, no bairro Colônia Antônio Aleixo, organizada pelo Fórum Estadual de Prevenção do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalhador Adolescente (FEPETI/AM), com participação de diversos órgãos, inclusive o MPT,  para dar visibilidade e sensibilizar a população a não permitir que as estatísticas de trabalho infantil no Amazonas continuem a aumentar. Apresentações culturais, emissão de documentos e distribuição de brindes são algumas da atividades programadas para o evento.

Imprimir