• Procuradorias
  • PRT Manaus
  • Nota técnica reafirma legitimidade do MPT no combate ao assédio moral na administração pública

Nota técnica reafirma legitimidade do MPT no combate ao assédio moral na administração pública

Documento divulgado nesta terça-feira (18) destaca que denúncias sobre o tema não são relacionadas a direito tipicamente estatutário e abrangem riscos psicossociais no meio ambiente de trabalho

Brasília – Em nota técnica divulgada nesta terça-feira (18), o Ministério Público do Trabalho (MPT) reafirma sua legitimidade para atuar na prevenção e no combate ao assédio moral organizacional na administração pública. O documento ressalta que o assédio moral é um risco psicossocial nos ambientes de trabalho e, assim como outras formas de violência, deve ser combatido no ambiente de trabalho.

A nota técnica reforça que a prevenção e o combate ao assédio moral organizacional estão inseridos no contexto do meio ambiente de trabalho seguro e saudável, independentemente do vínculo contratual de trabalho, seja ele celetista ou estatutário.

Além disso, o documento destaca que a competência da Justiça do Trabalho vem se firmando de maneira consolidada para o julgamento de causas em que se discute o meio ambiente do trabalho, com pedidos de efetivação de normas de saúde e segurança do trabalho. Nesses casos, a Justiça não tem feito distinção quanto ao regime jurídico adotado pelo ente público para a contratação dos trabalhadores, pois as decisões invocam a Súmula 736 do Supremo Tribunal Federal.

Nessa decisão, o STF afirma que “Compete à Justiça do Trabalho julgar as ações que tenham como causa de pedir o descumprimento de normas trabalhistas relativas à segurança, higiene e saúde dos trabalhadores”.

O documento também cita a Convenção nº 190, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que destaca que os países-membros do organismo deverão adotar legislação que considere a violência e o assédio moral, assim como os riscos psicossociais associados, na gestão da saúde e segurança do trabalho.

A nota técnica foi elaborada pelo Grupo de Trabalho criado pelo MPT para a discussão do tema e cita as decisões do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que reconhece a atribuição do MPT para investigar e ingressar com ações de combate ao assédio moral, pois a ocorrência de assédios e violências degrada o ambiente de trabalho, adoecendo os trabalhadores.

Clique aqui para ler o documento.

Imprimir