• Procuradorias
  • PRT Manaus
  • MPT-PRT 11ª Região recebe homenagem no encerramento da colônia de férias contra trabalho infantil

MPT-PRT 11ª Região recebe homenagem no encerramento da colônia de férias contra trabalho infantil

O último dia 28 foi um sábado muito especial para as crianças e adolescentes moradores da Colônia Antônio Aleixo e o Ministério Público do Trabalho no Amazonas e Roraima (PRT11ª Região). Na mesma data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, mais de 140 crianças e adolescentes, acompanhados de suas famílias, estavam em festa, comemorando o encerramento da Colônia de Férias denominada “De férias sim, na rua não”.

Assim como é importante o combate ao Trabalho escravo, é fundamental para a sociedade a erradicação do trabalho infantil.  

Durante o período de 9 a 28/01/2017, a Colônia de férias foi realizada com o objetivo de diminuir o trabalho infantil nos sinais de trânsito de Manaus, atendendo 90% de crianças e adolescente da Colônia Antônio Aleixo. Foram três semanas de oficinas que resultaram em apresentações de espetáculos de teatro e circo, música e o bazar de artesanato produzido pelas mães, dentre outras atividades.

Participação do MPT

O Ministério Público do Trabalho tem participação efetiva na erradicação do trabalho infantil com parcerias importantes com organizações civis e instituições públicas, trazendo esperança e viabilizando iniciativas em prol da conscientização de que lugar de criança é na escola.

Este ano a Colônia foi realizada com o aporte financeiro de R$ 10 mil, oriundo de uma multa paga pelo Sindicato dos Rodoviários de Manaus (acordo homologado pelo TRT11/MPT11), em dezembro de 2016.

O MPT/PRT11ª Região indicou a Associação O Pequeno Nazareno para receber o valor e realizar a Colônia de Férias. Essa instituição faz parte do Fórum de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil- FEPETI/AM

FEPETI/AM

O Fórum é formado pelo Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Município de Manaus (SEMMASDH-Programa PETI, SEMED, SEMSA), Estado do Amazonas (SEAS, SEDUC, SEJUSC e SUSAM) e de Organizações da Sociedade Civil (OSC): Associação O Pequeno Nazareno, Instituto Ler para Crescer, Pró MenorDomBosco, Missão Redentorista, Lar Fabiano de Cristo, CDL Manaus, CDL, CRP, SEREST/AM, CIEE.

O Instituto Ler para Crescer criou, em 2014, a metodologia da Colônia de Férias, que  consiste na concentração de vinte dias de ações em uma determinada comunidade objetivando o atendimento integral das crianças e adolescentes, envolvendo também  suas famílias, proporcionando atividades lúdicas, oficinas de artes (circo, teatro, música, pintura, grafite, dança) e atendimento psicossocial com rodas de conversa com as mães, grupos terapêuticos, documentação, inscrição em programas sociais, e ações de mobilização comunitária, com pintura da rua e educação ambiental.

No mesmo ano, o Instituto, em parceria com o Ministério Público do Trabalho no Amazonas e a Paróquia Nossa Senhora das graças, realizou a Colônia de Férias “De férias sim, na rua não”, para enfrentamento do trabalho infantil na Rua Central, no bairro Colônia Antônio Aleixo, onde possui, desde 2010, o Espaço Ler para Crescer, uma biblioteca-brinquedoteca inspirada na Pedagogia de Paulo Freire.

Tags: Janeiro/2017

Imprimir