MPT AM/RR, cerimônia ratifica posse de Alzira Melo Costa como procuradora-chefe

O procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, acompanhado da subprocuradora e presidente do CSMP, Ivana Auxiliadora Mendonça Santos, presidiu, nesta segunda-feira (27/11), a solenidade de ratificação de posse da procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Amazonas e Roraima (MPT- AM/RR), Alzira Melo Costa, para o biênio 2023 - 2024.

Também assumiram seus encargos na nova gestão a procuradora Gabriela Menezes Zacareli, como vice-procuradora-chefe, e o procurador Pedro Henrique Godinho Faccioli., como procurador-chefe eventual. A cerimônia foi realizada da sede da PRT1ª Região, em Manaus, com a presença de autoridades civis e militares locais, membros, servidores, familiares e amigos dos empossados.

Em seu discurso, Alzira Costa saudou a todos os procuradores e procuradoras do MPT do Amazonas e Roraima, e a todos os membros do Ministério Público brasileiro presentes, aos advogados, servidores e terceirizados, empresários, representantes sindicais, integrantes da academia e organizações internacionais e instituições não governamentais. Ao assumir o terceiro mandato, refletiu sobre as mudanças nos últimos dez anos, quando assumia pela primeira vez a chefia da Procuradoria do Trabalho da 11ª Região. “Muita coisa mudou, a forma de armazenar e a velocidade da transmissão dos dados foi uma delas, mas não mudou o amor à profissão, o amor ao ofício de ser procuradora do Trabalho, responsável por promover a justiça, o amor em defender o direto dos mais vulneráveis e de seguir acreditando que podemos fazer mais, fazer melhor, fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, declarou Alzira.

Ao encerrar a solenidade, o Procurador-Geral do Trabalho José de Lima Ramos Pereira fez uma analogia da nomeação do Rio Amazonas em homenagem às mulheres guerreiras icamiabas com as atuais mulheres guerreiras do Amazonas e Roraima. “São personalidades reais do passado, do presente e do futuro. Essa realidade manifesta-se na Chefia da Procuradoria Regional do Trabalho da 11ª Região, que tem sua continuidade com a Exma. Procuradora-Chefa Alzira Melo Costa e Exma. Vice-Procuradora-Chefa Gabriela Menezes Zacareli, numa Regional formada predominantemente por mulheres, que pela exitosa e bem-sucedida gestão pretérita foram reconduzidas”. Concluiu a sua fala destacando o compromisso do MPT pela “defesa da liberdade e o combate às práticas que reduzem o ser humano a mera mercadoria; o cuidado com os trabalhadores portuários avulsos diante do avanço tecnológico e da automação; o risco do labor por intermédio das plataformas digitais; o perigo do desrespeito à liberdade sindical e das consequências desastrosas das diversas formas de fraudes contra os direitos trabalhistas assegurados pelo arcabouço jurídico vigente”.

Também compuseram a mesa de honra da solenidade a vice-presidentes do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho, a subprocuradora-Geral do Trabalho Ivana Auxiliadora Mendonça Santos; o Secretário de Estado Chefe da Casa Civil do Estado do Amazonas, Flávio Cordeiro Antony Filhos; o desembargador do Tribunal de Justiça do estado do Amazonas, João de Jesus Abdala Simões; o presidente do tribunal Regional do trabalho da 11ª Região, desembargador Haudaliphal Hildebrando da Silva; o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público no Estado do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior; a procuradora de Justiça Militar da Procuradoria de Justiça Militar em Manaus, Andrea Cristina Marangoni Muniz; o Procurador do Trabalho Paulo Gonçalves Veloso, da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho- ANPT; p Presidente da comissão do direito do trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/AM, Paulo Gomes; a Superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Ministério do trabalho e Emprego, Maria Francinete Correia Lima; e o Monsenhor Joaquim Hudson Ribeiro Souza, Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de Manaus.

O evento também contou com a participação do Quarteto Prime e a cantora Ellen Mendonça na execução dos hinos Nacional e do Amazonas.

A cerimônia foi transmitida ao vivo e está disponível no canal mptamazoasroraima, no youtube. https://www.youtube.com/watch?v=BjC-YmZpAZI&t=2028s

 

Fotos: Márcio Silva e Chico Batata

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imprimir