• Procuradorias
  • PRT Manaus
  • Prêmio MPT na Escola: MPT no Amazonas faz solenidade de entrega dos prêmios aos alunos finalistas, professores, coordenadores e coordenadores locais

Prêmio MPT na Escola: MPT no Amazonas faz solenidade de entrega dos prêmios aos alunos finalistas, professores, coordenadores e coordenadores locais

A culminância da Etapa Amazonas foi realizada nesta quinta-feira (30) na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 11ª Região com a presença de professores, coordenadores e familiares dos alunos finalistas.

Com auditório lotado, a cerimônia foi prestigiada pelas presenças da vice-Procuradora-Chefe do MPT, Gabriela Menezes Zacareli; da Secretária Executiva Adjunta do Interior, Ana Maria Araújo de Freitas (representando a Seduc-AM); da juíza Yone Gurgel Cardoso, representando o TRT11; da auditora Fiscal do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Amazonas( SRTE), Dagmar Pompeu Bessa; da presidente do FEPETI, Helen Andrade; e dos professores Margareth Cordeiro, representando a Secretária Arlete Mendonça, da Secretária Executiva Adjunta Pedagógica; Josinete Picanço, representando a Secretária Rute Lima, Secretária Executiva Adjunta da Capital; Francisca Cunha, Coordenadora Distrital Educacional 05; Mirian Verde, Coordenadora da CDE 07; Joedson Adrião, Coordenador da CDE 02; e Antônio Menezes - Coordenador da CDE 01.

 

O concurso premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais de estudantes das instituições públicas de ensino que integram o projeto em todo o Brasil nas categorias: 1) Conto; 2) Poesia; 3) Música; e 4) Desenho.

Premiação em cada categoria

1º lugar: um tablet; 2º lugar: um smartphone; e o 3º lugar: uma mochila com kits escolares. Os professores e os coordenadores dos alunos premiados em 1º lugar também foram premiados.

O projeto ‘MPT na Escola’ no Amazonas e em Roraima é coordenado pelo procurador do Trabalho Jorsinei Dourado do Nascimento, coordenador Regional da Coordinfância/MPT (Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes).

Expansão da participação

Neste ano, 162 escolas, localizadas em 21 municípios do Estado do Amazonas, participaram, atingindo 22.240 alunos e alunas de escolas públicas.

Alunos dos 4o. e 5o. anos do ensino fundamental obtiveram conhecimentos sobre o trabalho infantil, seus efeitos nocivos à pessoa em desenvolvimento e sobre o combate em busca de sua erradicação.

Os alunos do 6o. e 7o. anos foram orientados sobre a aprendizagem profissional e seu poder de transformação social.

E, neste ano, pela primeira vez, alunos dos 8o. e 9o. anos, participaram do Projeto e do Prêmio MPT no Escola, tratando do tema saúde e segurança no trabalho e nas escolas.

Neste ano 39 alunos e alunas foram premiados, nas 4 categorias (conto, poesia, música e desenho) disputadas, em cada um dos 03 grupos.

Amazonas tem representante na final nacional

O sucesso do projeto no Amazonas está na confiança nele depositado por alunos e alunas, seus pais, professores, coordenadores e gestores das escolas.

A cada ano, mais alunos e alunas estão participando do projeto, resultado disso está no fato de que, no primeiro ano (2022), o Amazonas teve uma finalista do Premio MPT na Escola, na etapa nacional, sendo vice-campeã da categoria poesia.

Neste ano de 2023, o Amazonas conta com 03 finalistas na etapa nacional, das 8 categorias disputas, evidenciando o engajamento de todos em busca da excelência e qualidade dos trabalhos produzidos.

Para o coordenador regional da Coordinfância da PRT11, o Procurador Regional do Trabalho, Jorsinei Dourado do Nascimento, a alegria com os resultados obtidos no Amazonas soma-se aos resultados obtidos no Estado de Roraima, que também possui um estudante finalista na etapa nacional. “Realizadas as solenidades do MPT na Escola 2023, tanto no Estado do Amazonas quanto no Estado de Roraima, espero que continuemos, cada vez mais, crescendo com o projeto MPT na Escola, dando conhecimento aos nossos alunos amazonenses e roraimenses acerca de assuntos da vida social, mas também empoderando-os para serem protagonistas de transformação em prol de um mundo mais digno, sem preconceitos, e que reconheça, na educação, o caminho necessário para essa mudança”, destacou Jorsinei no evento.

Confira a lista dos estudantes premiados

Imprimir