MPT prestigia abertura do Ano Judiciário de 2024 do TRT11

Após a solenidade de abertura aconteceu a inauguração do bicicletário e um circuito ciclista de cinco quilômetros, em homenagem à artista circense venezuelana, Julieta Hernandéz, assassinada em dezembro, em viagem pelo Amazonas.

A Procuradora-Chefe do MPT no Amazonas e Roraima, Alzira Melo Costa, participou na manhã desta sexta-feira (09/02) da abertura do Ano Judiciário 2024 do TRT11, compondo a mesa de honra. Após a inauguração do bicicletário, a procuradora fez o circuito de bike junto com o presidente do TRT 11, Audaliphal Hildebrando da Silva, servidores e dezenas de ciclistas inscritos no evento.

O presidente do TRT-11, desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, fez o pronunciamento de abertura após pedir 1 minuto de silêncio em homenagem à artista circense venezuelana, Julieta Hernandéz. Destacou a realização do evento fora do auditório, com a sociedade presente, e a fixação de uma grande bandeira do Brasil no prédio do tribunal, representando os quilombolas, os indígenas, a comunidade LGBTQI+, os estudantes, os empregados, os empregadores e os sindicalistas.

Em sua fala, a procuradora Alzira Costa falou do momento memorável do Tribunal, pois em seus 15 anos de atividade no MPT, esta era a primeira vez que presenciava a abertura do Pleno Judiciário do lado externo de um Tribunal. Parabenizou o presidente do TRT11 por esta iniciativa. “Um homem de visão, que trouxe o Tribunal para fora das portas. Aqui é que se faz a justiça. Por muito tempo, se disse que a Justiça do Trabalho é a justiça dos desempregados, porque só se recorria a ela quando você perdia o emprego. Eu acho que o desembargador Audaliphal, e assim, todo o poder judiciário, juntamente com o Ministério Público do Trabalho, com a Advocacia, empresários e todos os segmentos da sociedade, vêm demonstrando o contrário. O poder judiciário, a justiça do trabalho, é a justiça do trabalhador. É a Justiça que se importa com a dignidade da pessoa humana, com a realização de direitos fundamentais, sem descuidar, que sem crescimento econômico não há trabalho decente”, disse.

Bicicletário do TRT11

O TRT-11 reconhece que o ciclismo é muito mais que uma atividade física. A bicicleta é um meio de transporte para muitos trabalhadores, incluindo servidores do Tribunal. A nova estrutura do TRT-11 inclui o espaço para a guarda de bicicletas e um vestiário para que magistrados e servidores adeptos do ciclismo possam se deslocar ao Tribunal fazendo uso de um meio de transporte sustentável e saudável.

Após a cerimônia de inauguração, os ciclistas executaram o circuito de cinco quilômetros saindo do prédio-sede do TRT-11, no Bairro Praça 14, indo até o Largo de São Sebastião e retornando ao TRT.

A Procuradora-Chefe do MPT-AM/RR participou do circuito

 Dra Alzira Melo Costa e o Dr. Audaliphal Hildebrando no Largo de São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas

O circuito teve a participação dos comitês de Prevenção e Enfretamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação; de Incentivo à Participação Feminina; da Comissão Permanente de Gestão Socioambiental; e do Programa Regional de Trabalho Seguro. Contou também com os seguintes parceiros: a Polícia Militar do Amazonas, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Amatra XI, o SitraAM/RR e diversos grupos de ciclismo de Manaus.

 

Fotos: Salete Lima e Roumen Koynov

Imprimir