Reversão de valores: MPT no Amazonas destina recursos para melhorias da estrutura do CIGS

Os Termos de Doação foram assinados na tarde desta quinta-feira (15/2) pela procuradora-Chefe do MPT, Alzira Costa, a Procuradora-Chefe Substituta, Gabriela Menezes Zacareli, o presidente do TRT11, Audaliphal Hildebrando Silva, e o comandante do CIGS, Glauco Corbari Corrêa.

A assinatura aconteceu na sede da instituição, pela procuradora-Chefe do MPT no Amazonas e Roraima, Alzira Melo Costa, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho - TRT11, Audaliphal Hildebrando Silva, a Procuradora-Chefe Substituta, Gabriela Menezes Zacareli, o Comandante do CIGS, Coronel Glauco Corbari Corrêa, e os representantes das empresas contratadas. Estiveram também presentes as procuradoras do Trabalho Raquel Betty de Castro Pimenta e Érika Masim Emediato.

Os valores doados, nas formas de serviços/materiais e bens e equipamentos, destinam-se a construção de banheiro coletivo para atendimento de visitantes do Zoológico do CIGS e aquisição de drones para utilização de suas atividades de monitoramento, tanto do zoológico quanto do campo de instrução do CIGS, respectivamente.

Zoológico do CIGS

O Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) é um dos pontos turísticos mais visitados em Manaus, recebendo aproximadamente 110 mil pessoas por ano, entre turistas brasileiros. Semanalmente recebe entre 8 e 10 escolas da rede pública e privada, além de instituições religiosas, de portadores de necessidades especiais e idosos através de um programa de gratuidade, com o objetivo de proporcionar educação ambiental. Tem ainda como prioridade a pesquisa, a conservação e o acolhimento de animais oriundos de órgãos ambientais e criadouros autorizados. Possui em seu acervo somente animais amazônicos brasileiros, contando com um plantel de 1.142 animais, sendo 65 mamíferos, 47 aves, 231 répteis e 799 peixes, totalizando uma riqueza de mais de 61 espécies.

Outra atração para os visitantes é o Aquário Amazônico, reinaugurado em julho de 2023, graças a uma importante parceria entre os Comando Militar da Amazônia, por intermédio da 12ª Região Militar, e o Ministério Público do Trabalho, que viabilizaram a sua reforma.

Reversões

O MPT reverte multas decorrentes de atuação para projetos relevantes e significativos para consecução de políticas públicas e/ou realização de atividades filantrópicas em áreas tidas como prioritárias na atuação ministerial e ou relevantes para a comunidade local.

Imprimir