MPT participa da inauguração da cozinha de apoio do Projeto Mujeres Fuertes

A Procuradora Chefe do MPT-AM e RR, Alzira Melo Costa, participou, na última sexta-feira (27/05/2022), da inauguração da cozinha comunitária "Onixa Colmenares", localizada na sede da Associação Hermanitos. A instalação da cozinha faz parte do projeto “Mujeres Fuertes” e servirá, dentre outras coisas, como local de apoio para que as migrantes e refugiadas venezuelanas que foram capacitadas nos cursos de gastronomia tenham espaço adequado para produção de alimentos e trocas de experiências.

O projeto, executado pelo Hermanitos, foi idealizado pelo MPT, ACNUR e Hermanitos, e na sua primeira turma capacitou 46 mulheres, das 50 inscritas.

 

"Foi uma iniciativa que deu tão certo que a ACNUR (Agência de Refugiado do Alto Comissariado das Nações Unidas) somou esforços e concedeu um CBI (Cash Based Interventions) para que essas mulheres tenham capital inicial para iniciar seu empreendimento de geração de renda. É um projeto piloto tão exitoso que inscrevemos para participar do Prêmio CNMP banco de boas práticas que seleciona projetos de 2022 que busca equidade de gênero e nada mais equitativo do que desenhar um projeto com olhar para as especificidades das mulheres que precisam cuidar dos filhos e se inserir no mercado de trabalho", revelou a Procuradora-Chefe do MPT no Amazonas e Roraima, Alzira Costa.

Para o presidente da ONG Hermanitos, Túlio Duarte, a cozinha de apoio é de grande importância para as 46 mulheres que estão iniciando as atividades como autônomas. "É o local onde elas virão testar receitas, para interagir com as outras mulheres, uma base para se sentirem seguras, um lugar para rede de amigos", disse.

A recém-formada, Stephanie Jaime, 25 anos, 2 filhos (menina de 4 anos e menino de 6 anos), em Manaus há 7 meses, está feliz com a oportunidade de aumentar sua renda, graças ao curso do projeto “Mujeres Fuertes”.

Viu no facebook da Ong Hermanitos chamada do curso de empreendedorismo para quem tinha ideias. Se candidatou e foi selecionada para o curso de auxiliar de cozinha do projeto. Revela com muito orgulho que fazia apenas brigadeiro e vendia em casa, mas agora ampliou suas vendas para bolos. “Apreendi muita coisa no curso, higienização, manipulação, os 5 S, usar as redes sociais para venda e agora tenho uma renda a mais para sustentar meus filhos, pagar aluguel, luz, água, estou muito contente”, sorri Stephanie.

Imprimir