• Procuradorias
  • PRT Manaus
  • MPT-AM/RR participa da cerimônia da passagem de comando da Operação Acolhida em Boa Vista

MPT-AM/RR participa da cerimônia da passagem de comando da Operação Acolhida em Boa Vista

A Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho no Amazonas e Roraima, Alzira Melo Costa, participou nesta terça-feira (21/3) da cerimônia de transmissão dos cargos de comandante da Força-Tarefa logística Humanitária e de secretário-Executivo de Coordenação de Ações de Assistência Emergencial do General de Divisão Sérgio Schwingel para o general de Divisão Helder de Freitas Braga.

Operação Acolhida

Para garantir o atendimento humanitário aos refugiados e migrantes venezuelanos em Roraima, principal porta de entrada da Venezuela no Brasil, o governo federal criou, em 2018, a Operação Acolhida. Uma grande força-tarefa humanitária executada e coordenada pelo Governo Federal com o apoio de entes federativos, agências da ONU, organismos internacionais, organizações da sociedade civil e entidades privadas, totalizando mais de 100 parceiros.

Parceria

Desde 2018 o MPT acompanha a Operação Acolhida, tendo o trabalho se intensificado a partir da criação do Grupo de Trabalho Fluxo Migratório da Venezuela. Este Grupo tem como co-coordenadora a Procuradora do Trabalho Alzira Melo Costa, com participação de membros do MPT de diversos estados da federação, possui como um dos objetivos contribuir para que migrantes e refugiados venezuelanos tenham acesso ao trabalho decente e busca coibir as diversas formas de superexploração bem como e combater à discriminação e xenofobia.

Imprimir