MPT participa de evento da Cáritas Arquidiocesana sobre Tráfico Humano

Procurador do Trabalho vai proferir palestra sobre trabalho escravo no sábado à tarde

Diante da proposta da Campanha da Fraternidade de 2014, que tem como tema a “Fraternidade e o Tráfico Humano”, a Cáritas Arquidiocesana de Manaus em parceria com a Rede Um Grito Pela Vida realiza neste sábado (05), na Faculdades Metropolitanas FAMETRO, um encontro com palestras e debates sobre o tráfico de pessoas e suas vertentes.

O evento faz parte da segunda etapa de palestras sobre o tema. A primeira foi realizada em setembro, tendo como público-alvo refugiados e solicitantes de refúgio. Entre os convidados desta segunda etapa está o procurador do trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT 11ª Região) Renan Bernardi Kalil, que também assume a Coordenadoria de combate ao Trabalho Escravo no Amazonas e vai explanar sobre o tráfico humano para fins de trabalho escravo.

O procurador irá apresentar, além do conceito do tráfico de pessoas, dados estatísticos dessa realidade levantados pelo órgão ministerial Brasil afora. “A ideia é dar um enfoque sobre o que é o tráfico de pessoas e falar um pouco de algumas estatísticas, como por exemplo, a quantidade de dinheiro que se movimento no mundo do tráfico humano e a quantidade de pessoas envolvidas”, disse. E, seguindo a mesma perspectiva, o procurador pretende esclarecer o que acontece com o trabalhador que é encontrado em situação análoga à escravidão, bem como as consequências para os responsáveis (empregadores).

O evento é direcionado aos líderes comunitários, religiosos, estudantes e ao público em geral, a fim de promover o conhecimento coletivo sobre o tema. O encontro está marcado para começar às 8h, com uma acolhida e, em seguida, abertura ministrada pelo Pe. Zenildo, secretário executivo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A palestra do procurador Renan Kalil será realizada a partir das 14h, cumprindo o fechamento da programação.

Abaixo segue a programação do evento:

> Inicio dos trabalhos às 8 horas com acolhida e motivação (mística ou apresentação teatral)
> 08h30min às 9;30: Abertura do evento - Pe. Zenildo - Secretário executivo da CNBB Amazonas,
> 9h30min - Cafezinho
> 10h00 às 11h45min - Assessora: Coordenadora do núcleo de prática jurídica da UEA Dra. Adriana Almeida. Aspectos da Legislação sobre Tráfico de Pessoas. 
> Intervalo para o almoço (responsabilidade de cada participante).
> 13h30min às 16h00min - Dr. Renan Bernardi Kalil Procurador do Trabalho, Coordenadoria sobre Trabalho Escravo no Amazonas.

Data: 05 de Outubro de 2013
Local: Faculdades Metropolitanas FAMETRO (entrada pela Av. Djalma Batista)

Imprimir